domingo, 16 de junho de 2013

Manifestação Contra o Aumento das Passagens.

13/06/2013   



Foto: Daniel Carvalho

 A manifestação “Passe Livre” contra o aumento das passagens está ocorrendo nas grandes capitais brasileiras e está dividindo a própria população. Uns dizem ser contra devido o confronto com a polícia, as depredações que ocorrem, mas temos que nos conscientizarmos de que não podemos simplesmente ficar quietos e deixarmos que o Governo nos empurre esses aumentos, nós temos o direito de nos manifestarmos contra esses abusos, essas medidas que só atendem ao capital, porque as passagens aumentam, no entanto os transportes públicos continuam precários.
    Os jornalistas fazem questão de frisar que os protestos são por causa de um aumento de 0,20 centavos, chego até sentir um ar de ironia; mas para o povo esses centavos fazem diferença e, pior não tem retorno e, para os empresários também faz diferença porque são mais 0,20 centavos pagos por milhões de usuários por dia. O que acontece é que, quando ocorrem aqueles atos de violência, o movimento acaba perdendo a simpatia das pessoas, dividindo opiniões, mas porque então chega a esse ponto? 
    Um estudante em entrevista ao RJ-TV, disse que eles não têm a intenção de ir para o confronto, mas a policia tenta reprimir a passeata e eles acabam batendo de frente, mas não são todos. Ele ainda ressaltou que não são contra a polícia, o culpado disso é o Governo que não abre as portas para uma negociação e, que então eles vão prosseguir com o ato.
    O governador Sérgio Cabral, em entrevista, disse que essa manifestação tem caráter politico e, que não é espontâneo da população. Ora, é claro que tem cunho político, por parte dos trabalhadores, que estão lutando por seus direitos e, como não é espontânea, se é a população que vai pagar a passagem mais cara e utilizar esses transportes sem qualidade.         Já em São Paulo, o governador diz que não irá reduzir a passagem, porque ela já está abaixo da inflação. Este quadro, esta tendo repercussão na imprensa internacional. Um jornal da Espanha diz que a intensidade das manifestações surpreende, porque o Brasil é pouco acostumado a protestar nas ruas. Outros jornais dizem que esses protestos acontecem num momento sensível do Rio de Janeiro, chamando a atenção para os grandes- eventos que ocorrerão. Os manifestantes que são estudantes, trabalhadores, dizem que vão continuar com os protestos mesmo com o inicio da Copa das Confederações, e o Governo, vai reagir com mais repressão, ou vai negociar?
    Então, a pergunta é: quem vai ceder? 

Um comentário: